Escolha uma Página

Benefício do INSS: como consultar o resultado da sua perícia

Você requereu o benefício no INSS, foi convocado para a perícia e está aguardado com ansiedade o resultado? Nesse artigo, vamos te explicar de forma bem simples como consultar o benefício e o resultado da perícia no site do INSS.

Recentemente o Governo anunciou o cancelamento de 422 mil benefícios sociais e afirmou que o trabalho de revisão dos benefícios vai continuar até o fim deste ano. Benefícios como Auxílio-doença e o BPC – Benefício de Prestação Continuada estão entre os mais revisados e você deve estar se perguntando: E agora? Meu benefício será cessado? Vou ser convocado para perícia revisional? Calma, uma solução de cada vez. Se você ainda não foi convocado e quer saber que precauções tomar se isso, porventura, acontecer. Tenho o texto perfeito para você bem aqui.

Agora, se você é já foi convocado, já passou pela perícia revisional e está naquela ansiedade de saber o resultado da sua perícia, seja bem-vindo, você está no lugar certo.

Vamos lá!

Site do INSS: como consultar o resultado da perícia?

Nos últimos meses, o site do INSS passou por várias alterações. Assim, se você ainda não está familiarizado com esse site, com esses termos e não faz a menor ideia de como consultar o resultado da perícia, acompanhe o passo a passo a seguir e veja como é simples a consulta do seu benefício.

Ao clicar no site do INSS que anexamos no texto, automaticamente você cairá nessa página da imagem abaixo. De cara, já podemos observar três caixinhas que podem ser a solução para boa parte dos seus problemas com o INSS. Veja:

  1. MEU INSS
  2. AGENDE SUA PERÍCIA
  3. RESULTADO DE PERÍCIA 

 

como-consultar-resultado-pericia-inss

Como estamos à procura do resultado da sua perícia, você deve clicar no terceiro quadrinho, o quadrinho verde que tem escrito RESULTADO DE PERÍCIA.

Ótimo, passamos pela primeira barreira. Quando você clicar no terceiro quadrinho da página inicial do site do INSS, automaticamente, você será redirecionado para uma outra página do site, esta aqui.

A imagem que aparecerá na sua tela é esta, veja:

Ok, mas ainda não sei o resultado da minha perícia…

CALMA!

Conseguiu chegar na página da imagem acima? Ótimo! Agora estamos na reta final. Mas opa, veja bem, chegando nessa página o seu cuidado deve ser redobrado. O preenchimento dos campos apresentados deve ser feito com bastante cautela, todas as informações precisam ser passadas corretamente. Do contrário, você não conseguirá ver o resultado da sua perícia.

O que preciso ter em mãos para consultar o resultado?

  1. Número do Benefício ou do Requerimento
  2. Data de nascimento
  3. Nome completo
  4. CPF

Três campos precisam ser preenchidos com dados pessoais, então não teremos muita dificuldade com essa parte, certo? O problema, na grande maioria das vezes, é com o número do benefício ou do requerimento.

Muitas pessoas acabam perdendo esse número ou não sabem onde encontrá-lo. Mas relaxa, essa parte é mais simples do que parece. Se você foi convocado para uma perícia revisional isso significa que você já recebe um benefício, e o número desse benefício pode estar na sua mão nesse exato momento.

Dá uma olhadinha aí no cartão do seu benefício. O número que está no seu cartão de recebimento é justamente o número do seu benefício que precisamos para consultar o resultado da perícia.

Outro lugar que você também pode confirmar o número do benefício é no comprovante de agendamento. Se o seu agendamento foi realizado pelo site ou em atendimento presencial na agência do INSS, muito provavelmente você recebeu um comprovante de agendamento. Nesse documento também é possível encontrar o número do benefício.

Uma dica importante: o número do seu benefício sempre terá 10 dígitos. Nada mais e nada menos que isso, 10 dígitos. Achou uma série de números com 10 dígitos e tem a palavra benefício do lado? PRONTO, é esse mesmo.

Código de segurança

Agora vamos para a última barreira: o espaço que precisa ser preenchido com o código de segurança.

Caso o código de segurança que está aparecendo para você seja muito difícil ou esteja ilegível, é possível troca-lo. No canto superior esquerdo tem o botão botão  e ao ser clicado, automaticamente é gerado um novo código. Veja na imagem:

Conseguiu? Preencheu todos os campos e acertou o código de segurança? Agora basta clicar em IMPRIMIR e o seu comunicado de decisão já estará disponível para você.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

  • A consulta do resultado da sua perícia também pode ser feita pelo número de telefone 135, central de atendimentos do INSS
  • A resultado do seu agendamento só estará disponível às 21h após a realização da perícia
  • Caso não consiga ter acesso ao resultado do pedido de benefício pelo site ou pelo 135, sempre existirá a opção de atendimento presencial na agência do INSS mais próxima de você.

Benefício negado pelo INSS. O que fazer?

Uma vez tendo o benefício indeferido por causa de um resultado negativo da perícia, a pessoa pode apresentar recurso junto ao próprio INSS ou optar pela via judicial. Ao optar pela via judicial, você pode entrar com seu pedido sozinha (o) no setor de Atermação, em qualquer Juizado Especial, ou contar como a orientação de um advogado especialista de sua confiança.

 

Dr. Gustavo Escobar

advogado (OAB-GO 25.790) formado pela PUC-GO e sócio-proprietário do escritório Escobar Advogados

Dr. Hayann Victor

advogado (OAB-GO 32.746) – Formado pela PUC-GO (Pontifícia Universidade Católica de Goiás) e especialista na realização de cálculos previdenciários.
Para conhecer toda a nossa equipe, clique aqui.